29/07/2014

"Não sou atriz, modelo, dançarina / Meu buraco é mais em cima" (Rita Lee)

A polêmica da estética não é nova, mas volta e meia um novo tsunami aparece. Tenho visto muitas matérias em revistas, sites, blogs e páginas do face que se ocupam de abordar isso. Algumas horas antes de ver a crônica do Estadão "Plus size é muito mais fun", li outra matéria sobre o calendário da Pirelli que, pela primeira vez na história, abrirá espaço para modelos plus size. Li também em uma página aplausos às modelos não-anoréxicas. E li os comentários de muita gente dizendo que não se combate anorexia com obesidade (interpretação é realmente um problema!) e muitos (homens) dizendo "bom, tudo bem que não exista um único padrão, mas existe o meu padrão" (santa ingenuidade, Batman!). Também soube que o noivo da Preta Gil precisou se justificar a uma internauta que (pasmem!) quis intimidar o moço dizendo esperar que ele não seja mais um em busca de fama (felizmente ele foi inteligente e soube responder à altura!). 

É claro que existe um ponto muito importante a ser considerado quando se coloca em discussão o peso de uma pessoa: a saúde - mas esse é o único ponto realmente importante. É tão estúpido imaginar que uma pessoa não possa ser feliz com 10 kg a mais, quanto dizer que aquela que tem 10 kg a menos não tem inteligência. Estereótipos nunca são bons, por isso são estereótipos. 

Espero que o Plus Size ou a Gordelícia não se tornem os novos estereótipos do momento e que as pessoas possam ser olhadas por algo que vá um pouco além da aparência física e dos padrões estéticos (irreais) que nos são impostos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário