24/07/2014

A mulher dos sonhos

Uma coisa que acho curiosa é como nossas ideias, pensamentos ou sentimentos parecem ser captados pelas pessoas e circunstâncias que nos circundam e acabam retornando a nós como se fosse um bumerangue. Estou falando daquela antiga sensação de que a letra da música que está tocando na rádio se encaixa perfeitamente na sua história de vida, mas você está no trânsito e nem pode anotar um trecho para pesquisar depois quem foi o ser que lhe plagiou. Ou aquele filme de Hollywood que, no fundo, só pode ter sido inspirado em algum rastro que você deixou em algum lugar, tamanha a coincidência. Ou ainda aquela identificação física e psicológica incrivelmente inexplicável com a personagem chorona/ louca /apaixonada /má /ingênua /mesquinha /traiçoeira /boazinha /justiceira da novela global. 
Desde que eu inventei de falar de sonhos, nunca mais eles me deixaram. As frases surgem de todos os cantos, com todas as cores, assinadas por todo tipo de gente. Quase suspeito que os sonhos nasceram a partir do momento em que eu falei deles... 
Foi numa tarde quente de fevereiro, muito quente, quente demais. Eu estava há um mês morando em Rio Preto e tanta coisa havia acontecido naquele começo de ano que não fazia dele a melhor experiência que já tive. Estava conversando com uma amiga por um messenger, ambas enfrentando uma situação parecida. Reclamamos juntas, juntas xingamos aos deuses, resmungamos juntas, juntas quase choramos. Enfim, juntas resolvemos sair para matar o leão do dia, separadas apenas por uns três mil quilômetros. 
No final da tarde, estávamos ambas novamente conectadas para falar do enfrentamento da situação e eu comecei falando "Ah, eu tava aqui sem saber como resolver. Aí pensei, pensei e pensei. Saí. Fui lá para fazer o que poderia fazer, já que a expectativa tinha sido frustrada. Em 24 horas tive que mudar todos os planos, refazer todos os cálculos, reprojetar tudo... aí cheguei a uma conclusão." Ela, que estava ansiosa para também resolver a sua própria situação, perguntou: "qual?". "Foda-se. Simples assim. Mandei tudo para o espaço, entrei numa padaria. Tinha uns sonhos lindos no balcão. Comprei dois. Comi um já. O outro guardei para depois." 
Rimos muito daquilo, eu tenho uma mania de mudar o rumo da conversa sem dar seta. A pessoa jura que vai ouvir algo muito sério e inteligente, mas eu resolvo fazer graça, sei lá. Já ouvi mais de uma vez as pessoas falarem que tenho humor sério. Não sei.
A partir daquele dia que resolvi comprar dois sonhos e deixar os problemas de lado, os sonhos não me deixaram mais na mão. Como disse, eles vêm de todos os lados. Virei uma colecionadora de sonhos. E minha amiga passou a me chamar de "Mulher dos sonhos". E também passou a encontrar sonhos por todo canto, em todo lugar, em cada esquina.E passamos a trocar e compartilhar os sonhos que encontramos no caminho.
Hoje, logo que acessei o facebook encontrei esse poema na página "Paradoxos"

Logo depois foi a vez de Carpinejar dizer: "Objetivos são para preguiçosos. O sonhador é aquele que segue andando mesmo quando já chegou". Na página "O escritor de sonhos" (que passei a seguir depois daquele dia de fevereiro, obviamente): "Os pássaros ganharam as asas. Ele ganhou os seus sonhos". E, mesmo quando os sonhos não estão explícitos, eu os vejo. Ontem compartilhei com a minha amiga essa tirinha, acompanhada da frase "ou sonhos..."

O comentário dela? "Sonhos! Com certeza que seriam sonhos!". Qual música ouvi ontem? Engenheiros "Somos quem podemos ser. Sonhos que podemos ter." Dois dias atrás, a última postagem que vi antes de dormir foi de Leminski: "A vocês eu deixo o sono. O sonho, não. Esse, eu mesmo carrego". Um dia antes, um post de autoria desconhecida "A matéria prima do século XXI são os sonhos". No final se semana passado fui assistir peças teatrais. Onde? Na Fábrica de Sonhos. 
E eu poderia seguir enumerando todos os sonhos que passaram por mim nesses 5 meses, mas assim que voltei a minha página do face, uma atualização do Roupa Nova me fez mudar de ideia: ♫ Só te peço o brilho de um luar. Eu só quero um sonho pra sonhar. Um lugar pra mim ♫. - Continuarei em busca de novos sonhos para minha coleção... Avante, sonhadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário