08/10/2014

Viva o Nordeste! - e basta de preconceitos!

Não sou nordestina, nem sou pobre. Já fui, já fomos pobres. Muito, muito pobres mesmo. Nunca fomos vagabundos ou acomodados como falam por aí sobre quem é pobre, mas mesmo trabalhando muito, batalhando muito, estudando muito... éramos pobres, continuávamos pobres e continuaríamos pobres se os rumos da política brasileira não tivessem mudado.
Não posso aceitar ideais de direita por esse simples motivo: sou do povo - sei o que é passar frio, sei o que é morar numa casinha muito simples, sei o que é comer feijão com arroz, sei o que é contar moedinhas pra comprar o pão e o leite, sei o que é ralar trabalhando o dia inteiro pra fazer faculdade à noite, cansada, com sono, com fome, com frio.
Sei pelo que vivi e pelo que vivemos, meus pais e meus irmãos todos - principalmente os mais velhos. Concordo que ainda falta muito, concordo que existem erros, concordo que precisamos melhorar - mas não se melhora andando pra trás, não se muda com o velho, não há inclusão pela exclusão.
Não sou pouco informada, FHC. Apesar de toda a pobreza imposta por quem sempre esteve no poder, nós sempre estudamos muito. Minha mãe fez duas faculdades e uma pós-graduação. Somos 10 irmãos que lemos, estudamos, nos informamos - somos doutores, mestres, especialistas, bacharéis, técnicos - apesar de você e sua turma.
Não sou nordestina, mas poderia ser porque não vejo diferença entre ser isso ou aquilo - somos todos humanos e deveríamos desejar o bem estar comum, não a perpetuação de uma elite rancorosa e cheia de ódio
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário